Pedagogia
Waldorf
A
Pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, está presente no mundo inteiro.
Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na
concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner,
orientada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e
administrativo fundamentados na Antroposofia. Nela o ser humano é apreendido em
seu aspecto físico, anímico (psicoemocional) e espiritual, de acordo com as
características de cada um e da sua faixa etária, buscando-se uma perfeita
integração do corpo, da alma e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir e
o querer.
O
ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas
atividades corpóreas (ação), artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos
estudantes; o cultivo das atividades do pensar inicia-se com o exercício da
imaginação, do conhecimento dos contos, lendas e mitos, até gradativamente
atingir-se o desenvolvimento do pensamento mais abstrato, teórico e rigorosamente
formal, mais ou menos na época de ensino médio. Essa não exigência de
atividades que necessitam de um pensar abstrato muito cedo é também um dos
grandes diferenciais em relação a outros métodos de ensino.
Nessa
concepção predomina o exercício e desenvolvimento de habilidades e não do mero
acúmulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e
espirituais necessárias ao ser humano.
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